Fotos: Pedro Piegas (Diário)
O trabalho começou nesta segunda pela rua de terra Antônio Gonçalves do Amaral
Os motoristas precisam transitar mais devagar na rua Antônio Gonçalves do Amaral, mas é por um bom motivo: começaram nesta segunda-feira as melhorias em ruas de terra no Bairro São José, Região Leste da cidade. O trabalho, faz parte de investimentos de um empréstimo de R$ 28 milhões que a prefeitura fez junto à Caixa Econômica Federal.
Na manhã de hoje, iniciou o serviço de regularização da base pista. Depois, a rua vai receber compactação e, então, receberá rejeitos de asfalto retirados da pavimentação da área central, para reduzir a poeira e em seguida será finalizado com o rolo compressor.
O serralheiro José Carlos Lopes Andrade, 65 anos, estava passando de carro por ali e teve que desviar das máquinas para passar pela rua. Ele espera que o serviço fique melhor depois de pronto.
_ O bairro é ótimo, mas as ruas são uma vergonha, uma buraqueira. Tomara que fique bom e conservem, faz cinco anos que moro aqui e essa é a primeira vez que vejo uma patrola passando. Nunca perdi a esperança _ conta José.
Governo não tem previsão para recuperar estrada em São Martinho da Serra
De acordo com o operador de patrola, Rafael Druzian que trabalha na FZ Construções, empresa responsável pelo lote 3, nesta tarde, o trabalho não pode iniciar no horário previsto porque um pino na patrola soltou. Até às 15h a equipe estava tentando consertar o equipamento para voltar ao serviço. Enquanto isso, o torneiro mecânico, Francisco Tiarajú Ferreira de Oliveira, 65 anos acompanhava tudo da frente de casa.
_ Se a gente for comparar com o passado é claro que com o tempo piorou, aquela estradinha de chão que antes era boa, agora fica sem condições até porque o fluxo de veículos aumentou. Pagamos caro os impostos e queremos ver o retorno. Se melhorar um pouco já é alguma coisa, essa região estava abandonada _ avalia Francisco Tiarajú.
Conforme a equipe, o trabalho na rua Antônio Gonçalves do Amaral, deve terminar nesta semana, se o tempo colaborar. Depois o mesmo serviço será feito na rua João Franciscatto. Além disso, será feita a remoção do meio-fio de um dos lados da via, para deixar com a largura de 12 metros, conforme determina o Plano Diretor do Município. O local serve como acesso alternativo para a Faixa Nova e também para o campus da Universidade Federal de Santa Maria.
Durante o trabalho as ruas não ficarão bloqueadas, é feito um lado de cada vez da pista. Conforme a secretaria de Mobilidade Urbana, só serão divulgadas novas ruas que receberão melhorias conforme houver o empenho liberado, bem como a ordem de serviço assinada.
Criminosos assaltam ônibus de turismo de Santa Maria, agridem motorista e fogem com R$ 112 mil
BOI MORTO
No Bairro Boi Morto, a Rua Francisco Fagundes da Cunha, na Vila Santa Catarina, receberá serviços de patrolamento, empedramento e compactação em um trecho de 977 metros. A expectativa é que as obras comecem nesta semana.
Conforme o engenheiro civil da empresa, Fábio Zucolotto, eles estão esperando a equipe terminar o serviço no distrito de Três Barras para iniciar as obra no local. Já no distrito de Arroio Grande o trabalho eve terminar nesta semana.
CERRITO
No Cerrito, os trabalhos começaram na semana passada e devme contemplar a melhoria da Rua José Barachini, da Avenida Victorino da Cás, trevo dos condomínios Moradas e Moradas Clube, bem como da Travessa Adão Comassetto. A ordem de serviço foi assinada no dia 1º de fevereiro. A Cotrel é a responsável pelo trecho.
O trabalho de recuperação asfáltica continua nas Avenidas Walter Jobim e Nossa Senhora das Dores. O serviço começou no dia 8 de janeiro pela Avenida Walter Jobim, região oeste da cidade. O trecho que será recuperado é de 1,3 km entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e o viaduto em construção na BR-158. A Della Pasqua, é empresa responsável pelo trecho.
Já na Avenida Nossa das Dores, a construtora Cotrel Terraplanagem e Pavimentações, é a responsável pelo trecho de 1,2 km que vai da rótula do monumento O Idealista até a Avenida Fernando Ferrari. As duas vias serão recuperadas de ambos os lotes.